Às vésperas da assembleia de constituição da Associação Regional Núcleo de Vigília Cidadã (ARNVC), realizou-se, de 7 a 9 de junho, em Macaé (RJ), o 2° Seminário de Formação do NVC. No conjunto, o evento reuniu sete núcleos: Armação dos Búzios, Cabo Frio, Carapebus, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São João da Barra. Antes, em 25 de maio, tinham participado os núcleos de Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu.
O seminário foi conduzido por Ana Carolina Andrade Renault e Leonardo Assis Silva, consultores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (MG). Por meio de diferentes estratégias didáticas, a dupla compartilhou informações sobre a elaboração e a execução dos orçamentos municipais.
O seminário é uma das muitas atividades realizadas pelo Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo nos últimos meses visando preparar os núcleos municipais para sua atuação autônoma no controle social das rendas petrolíferas após o encerramento do projeto, em setembro deste ano. Sem que fosse uma meta traçada, os dez Núcleos de Vigília Cidadã optaram pela continuidade de suas ações mediante constituição de associação formal.
A proposta de criação de uma associação de âmbito regional partiu dos núcleos de Armação dos Búzios, Macaé e Rio das Ostras. Em seguida os demais NVCs aderiram, incluindo o de Quissamã, que a princípio criaria uma associação própria, de nível local. A assembleia de constituição da Associação Regional Núcleo de Vigília Cidadã (ARNVC) está marcada para este sábado, 15/06, em Macaé.
Nos dois finais de semana seguintes (21, 22, 27, 28 e 29/06), serão realizados, de forma escalonada, conforme os diferentes perfis dos NVCs, os Encontros Complementares ao seminário de formação.
O projeto Territórios do Petróleo é uma ação de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.