Foi realizada, no dia 20 de outubro, uma audiência pública com os municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã, sobre a instalação da Usina Termelétrica de Barra do Furado.
A reunião ocorreu em formato híbrido e contou com a participação de técnicos do PEA-TP e membros dos Núcleos de Vigília Cidadã dos dois municípios afetados.
A audiência contou com a apresentação do empreendimento feita por representantes da empresa responsável por desenvolver, projetar e operar a Usina, a Alupar, e ainda, a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental.
Durante a rodada de perguntas mediada pelo IBAMA, que conduziu a audiência, representantes da equipe técnica e dos NVCs dos dois municípios realizaram perguntas sobre os impactos socioambientais e socioeconômicos do empreendimento.
A população dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã aguarda agora, o parecer técnico do IBAMA, que pode ser favorável ou desfavorável à instalação do empreendimento.
A participação qualificada em audiências públicas é fundamental e funciona como um instrumento de participação popular no Estado Democrático de Direito.


