O último final de semana foi repleto de atividades. Nos dias 28, 29 e 30 de junho, o projeto de educação ambiental Territórios do Petróleo (PEA-TP) realizou mais uma etapa do 2º Encontro Complementar do NVC, desta vez, com a participação dos grupos Associativo, formado pelos Núcleos de Vigília Cidadã dos municípios de Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Macaé e do grupo Colaborativo, formado pelos membros dos NVCs dos municípios de São João da Barra, Cabo Frio, Carapebus e Quissamã.
O tema central foi Orçamento Participativo, apresentado mais uma vez pela convidada Maíra Ramirez, arquiteta e urbanista que apresentou sua pesquisa “Projeto Cartografia do Orçamento Participativo em BH”, projeto que investiga como a participação nos processos de elaboração do OP e a implantação das obras realizadas com seus recursos repercute na percepção da população acerca dos territórios que as receberam em Belo Horizonte.
Nos encontros houve a exibição de um trecho do documentário “Centros Culturais e Orçamento Participativo”, produzido após o trabalho de pesquisa do projeto de pesquisa da convidada Maíra Ramirez e que possibilitou o debate sobre o OP como um possível ferramenta de controle sobre a destinação de parte do orçamento pela sociedade civil.
O 2º Encontro Complementar dos NVCs foi a último antes do evento de culminância, que será realizado em gosto e marcará o final das atividades do PEA-TP. Neste momento, os núcleos caminham para sua atuação autônoma no controle social das rendas petrolíferas, que será feita a partir dos encaminhamentos dados pela recém-criada Associação Regional Núcleo de Vigília Cidadã (ARNVC), composta por representantes dos dez municípios que fazem parte do PEA-TP.